A Importância das Atividades Online num Contexto de Pandemia

A atual situação de saúde mundial nos forçou uma mudança drástica de comportamento. De uma hora pra outra nos vimos forçados a nos isolar o máximo possível e tivemos de aprender a adaptar nossas atividades para o meio digital.

Para muitos já é difícil o suficiente ter que aprender a utilizar as ferramentas necessárias, para as populações mais carentes é um desafio ainda maior devido a toda a falta de recursos e acessos, que variam desde a qualidade de sinal, ao acesso à internet e equipamentos como computadores e celulares.

De repente tudo é online e a falta de contato com pessoas se torna uma necessidade arriscada demais.

A vontade de estar com quem se ama é tentadora principalmente aos mais jovens, e após um ano de pandemia não é segredo pra ninguém o risco que esses contatos oferecem e o quanto dificultam a contenção das infecções por COVID.

Em contraponto a todo o caos que se instalou nas periferias, afetando o sustento principalmente dos profissionais autônomos e artistas notamos uma crescente das atividades culturais online por meio de lives e vídeo aulas, muitas delas incentivadas por editais, como a Lei Aldir Blanc que garantiram aos artistas selecionados a possibilidade de desenvolver suas atividades online durante o isolamento.

Nós do e-Bairro, sempre tivemos como uma de nossas diretrizes básicas a manutenção da Agenda Cultural do Território, e com essa transformação nos vimos num grande impasse: Antes da pandemia, reuníamos na nossa página apenas eventos realizados dentro do território do Jd. São Luis, Capão Redondo, Jardim Ângela e Campo Limpo. No entanto, por acreditar no potencial de manutenção da saúde mental que essas atividades podem oferecer, passamos a incluir na agenda, cursos, palestras, shows, eventos e oportunidades nas áreas da arte e cultura de outros territórios também, sempre seguindo o critério de que sejam relevantes a população da Zona Sul de São Paulo e dialoguem com os interesses e a realidade desse público.

Através dessas oportunidades é possível amenizar a solidão por meio de podcasts e atividades em grupo, aprender uma técnica nova de artesanato que pode vir a complementar a renda, se manter informado, encontrar oportunidades de trabalho, conectar-se com grupos que servem como apoio e ocupam o tempo entre outros benefícios.

Tudo isso, de certa forma ameniza a angustia e ansiedade que esse momento nos traz.

 O que é a agenda Cultural do e-Bairro?

O Jardim São Luís e regiões próximas (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela) são bairros em que há uma efervescência de movimentos culturais, mas por serem grandes territórios  (apenas o Jardim São Luís tem em torno de 300 mil habitantes), as informações são fragmentadas e não se sabe o que acontece na própria esquina.

A proposta do e-Bairro de criar de uma agenda cultural do território partiu da observação local, onde há uma grande produção de eventos, cursos, e atividades culturais, mas que são divulgados de forma difusa e espalhados pelos diversos espaços culturais e canais digitais.

A proposta de se criar uma agenda cultural foi uma forma de sistematizar as atividades culturais do território, unificá-las em uma única página online, a fim de trazer um contraponto a um universo de informações fragmentadas.

Outro fator é que a mídia tradicional privilegia eventos culturais que acontecem no centro da cidade, ignorando a riqueza cultural periférica.

Nossa intenção é de juntar em um mesmo espaço virtual eventos e formações com a vertente cultural promovendo divulgação, auxiliando na promoção de incentivo e acesso à cultura produzida no território, no intuito de ofertar informações sistematizadas no mesmo ecossistema.

 

O propósito do e-Bairro é promover a valorização e o reconhecimento das produções culturais e artísticas locais em suas pluralidades e singularidades. A cultura faz parte da história de nosso coletivo e através desta iniciativa nos faz ressignificar nossa trajetória.

Para nós, essa é uma contribuição  fundamental para a conexão entre indivíduos, coletivos e grupos culturais do território, a fim de que possam ter visibilidade, valorização das produções, reconhecimento dentro e fora de suas comunidades, e ampliação das oportunidades de acesso cultural, contribuindo assim para o desenvolvimento local a partir de um canal online de divulgação das produções culturais de escritores independentes, artistas, artesãos e coletivos culturais presentes nos territórios da zona Sul de São Paulo.

Compilar as informações em um único lugar também atua para potencializar ações culturais em prol dos organizadores, pois evita o conflito de eventos “concorrentes”,  evitando que se cruzem datas e horários em eventos grandes de localidades próximas, destinados a um mesmo público.

Com a chegada da pandemia, o cenário  que estamos vivendo neste momento (da Covid-19), que terá impactos nos próximos meses ou talvez anos, mesmo no pós-Covid, visamos ampliar a atuação do e-Bairro, inserindo novas construções que possam contribuir para minimizar os efeitos da pandemia sobretudo na população de baixa renda,  propiciando a ampliação do universo cultural como oportunidade para consumir cultura produzida neste território para o mundo.

Estamos construindo juntos esse “estar no online” com a rede e-Bairro,  para facilitar o acesso do público, sendo que muitos não estavam acostumados com o ambiente virtual.

Para auxiliar a divulgação da agenda completa que fica dentro da plataforma, semanalmente publicamos em nossas redes sociais uma amostra do que está acontecendo naquela semana, convidando o público a acessar a agenda completa para obter mais detalhes como datas e horários e buscar por outras atividades que possam interessar.

Nossa expectativa é de que cada vez mais, os espaços culturais e produtores de eventos nos enviem suas programações para divulgação, ampliando assim o alcance de público e a valorização de todo o trabalho deste território.

Conheça, consulte e aproveite a Agenda Cultural do e-Bairro:

https://ebairroweb.com.br/agenda

Toda semana tem novos eventos esperando por você.

Se você está produzindo uma atividade e quer ajuda na divulgação mande pra nós pelas nossas redes sociais (@ebairro). Teremos muito prazer em ter seu evento na nossa agenda.

 

One thought on “A Importância das Atividades Online num Contexto de Pandemia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *