Ensaios e seus territórios maravilhosos

O e-Bairro chegou para valorizar o talento de artistas, artesãos e escritores do Jardim São Luís e regiões! Mas não é só isso! Também queremos valorizar esses territórios que, muitas vezes, são conhecidos apenas pela violência que encerram, mas guardam belezas e histórias de criatividade e superação.

A todo mês pretendemos fazer um ensaio especial em um desses “locais maravilhosos” do território. O primeiro deles aconteceu no Escadão do Jardim Monte Azul, que fica no bairro do Jardim São Luís, São Paulo-SP.

Veja fotos do Ensaio:

Victoria Farias está com camiseta de Paulo Batista e berimbau de BambuGuaçu
Diana Gomes está com colar da Criativitude. O eBairro tem  livros do selo Sarau do Binho
Fernanda Felix com colar e brincos Tânia Sales e camiseta Paulo Batista
Nossa mascote Manu Prates está com colar DaRaiz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Territórios em Transformação

A história do Escadão da Monte Azul é muito especial. O escadão, que dá acesso entre as ruas Domingos Marques e Xavier de Abreu, foi revitalizado em 2013 e, no lugar do cimento sem graça e corroído pelo tempo, surgiu uma iniciativa coletiva que deu cores e vida ao local. Iniciativa que combina completamente com a proposta do e-Bairro: o fazer coletivo!

Em um mutirão idealizado pelo coletivo Revitarte, o escadão − que faz parte do trajeto para escolas e creches − teve suas paredes grafitadas, com mosaicos e reparos nos degraus. Durante a ação, o grupo teve o completo apoio dos moradores, que forneceram água, luz, e até mesmo um espaço para servir de depósito de cimento.

Um grande exemplo de participação comunitária! De ocupação pela comunidade do espaço público. De articulação entre a arte e a comunidade.

Sempre fico me perguntando porquê na época da Copa (do Mundo) todos se juntam para encher as ruas de bandeirinha e porquê não nos juntamos por mais escadões como este!

Diana Gomes veste blusa da Aldeia do Tecer

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer ver o ensaio completo? Clique aqui!

Fotos: Girlene ConceiçãoAgradecimentos especiais: Diana Gomes, Fernanda Felix, Manu Prates e Victoria Farias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *